ENFOCANDO NA INFO QUANDO ACONTECE

LULA GANHA SUA APOSTA

Entusiasmo popular com eleição de Dilma Rousseff

Entusiasmo popular com eleição de Dilma Rousseff (Keystone)

Na Suíça, a eleição da primeira mulher à presidência do Brasil confirma a popularidade de Lula e a estabilidade do país.

Para a mídia suíça, Dilma vai ter muito trabalho para compensar o vazio carismático causado pela saída de Lula da presidência da república. Ela terá também que enfrentar os desafios que ainda entravam o crescimento da oitava economia mundial.

 

Os jornais da Suíça são unânimes em comentar a eleição de Dilma Rousseff à presidência do Brasil. O jornal “Le Temps”, da região de expressão francesa, lembra que tanto Dilma, como Serra, haviam se engajado em manter a política de Lula, que teria tirado da pobreza 29 milhões de brasileiros com uma economia em plena ebulição.

Para o jornal, o carisma de Lula é o verdadeiro responsável pela vitória petista. Fato que o diário popular “Le Matin” descreve em detalhes, narrando as lágrimas de felicidade e os cantos de vitória soltados pelos milhares de simpatizantes e militantes entusiastas que invadiram as ruas das principais capitais brasileiras.

 

Educação, saúde e outros desafios

Se mais da metade dos 193 milhões de brasileiros alcançaram a classe média, Lula também deixa para Dilma uma herança “pesada” de várias pastas não resolvidas, lembra o conceituado jornal NZZ, de expressão alemã.

30 milhões de brasileiros continuam na miséria, faltam mais de cinco milhões de moradias e o trabalho para melhorar a educação de base, o acesso à saúde e o combate à violência é imenso.

Segundo o “Le Matin”, Dilma teria criticado, “num discurso com ares de programa político”, o protecionismo dos países ricos, ao mesmo tempo em que exigia “regras muito mais claras” contra a especulação que aumenta a volatilidade das moedas.

 

Qual será o novo papel de Lula?

Para o jornal “24 heures”, de Lausanne, a grande interrogação que persiste diz respeito ao futuro de Lula. Qual será o lugar que o atual presidente da república vai ocupar nos próximos anos? O mesmo jornal responde citando Dilma: “vou sempre contar com o Presidente Lula, sempre que posso falo com ele”.

A oposição, conclui o jornal, não hesita em afirmar que Lula preparou tudo para governar o país na sombra de sua protegida. E se candidatar novamente daqui a quatro anos.

 

Fernando Hirschy, swissinfo.ch com agências


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: