ENFOCANDO NA INFO QUANDO ACONTECE

Curiosidades: China o país dos inventos‏

Nenhuma outra civilizaçao antiga contribuiu mais para o progresso humano do que a chinesa.

Abaixo, apenas 10 das principais invenções realizadas por eles:

1) Pólvora: descoberta acidentalmente por um alquimista que tentava a formula da imortalidade. Era uma composiçao de salitre ( nitrato de potássio),carvao e enxofre. O registro do invento foi feito no ano de 1044 mas acredita-se que foi realmente inventado muito antes disso.

2) Bússola: século 4 a.c. Foi feita de magneto que se magnetizava quando atingida por um raio em direçao aos polos norte e sul.

3) Papel: Cai Lun no ano de 105 d.c. criou uma mistura de fibras de madeira misturada com água que depois de prensada e seca, transformou-se no primeiro papel. antes se escrevia em finissimas folhas de bambu ou outros tipos de laminas de madeira.

4) Macarrao: A massa foi inventada há 4.000 anos atras pelos chineses. No século 13, o explorador Marco Polo levou o macarrao para a Itália.

5) Carrinho de mao: foi inventado no século 2 pelo general Jugo Liang. Era usado como instrumento de guerra.

6) Sismógrafo: foi criado por um astronomo imperial chamado Chang Heng no segundo século da Dinastia Han ( 206 a.c até 220 d.c.). Apesar de muito rudimentar,levou 1500 anos para que as naçoes ocidentais desenvolvessem suas proprias versoes seguindo a base do aparato de Chang Heng.

7) Álcool: foi inventado há apenas 9.000 anos atrás.Fora isso, eles tambem inventaram a cerveja, o vinho e o licor.

8) Pipa ( papagaio) : século 4 a.c. Gong Shu Ban e Modi construiram as primeiras pipas em formato de pássaros. Era muito utilizada para pescar sem barcos em partes inacessiveis do mar.

9) Asa Delta: Invento dos anos 500. Nao eram usadas para passeios. Forçavam-se os criminosos condenados a saltar de morros amarrados na asa delta. Quase todos caiam, porem depois de muitos e muitos anos e tentativas, um deles voou percorrendo 5 km e depois pousou com certa tranquilidade.

10) Seda: há 4700 anos atrás. Produzido pela larva da seda ( bicho da seda). Foi considerado um dos principais inventos da China, já que desencadeou o comercio daquele país com outros países. Era vendida a preço de ouro e o segredo de produçao guardado a “sete chaves” até que os indianos descobriram, depois o Japao e por último a Pérsia.

Nao tenham duvidas: Os de “olhinhos apertados” sao muito inteligentes !!!

Marcio Cantanhêde

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: