ENFOCANDO NA INFO QUANDO ACONTECE

Europa tenta gerir melhor a crise do capitalismo

do Correio do Brasil

Por Redação, com agências internacionais – de Bruxelas

A chanceler alemã lidera a área econômica do bloco europeu

A França e a Alemanha tentarão coordenar de forma mais eficaz a econômica do bloco. A proposta foi apresentada em uma cúpula de líderes europeus, nesta sexta-feira, pela chanceler alemã, Angela Merkel .

– Apresentamos como preparar decisões que ainda são necessárias, especialmente em relação ao mecanismo permanente anticrise que será acertado até março, e também será apresentado as propostas de França e Alemanha para uma coodenação mais forte de política econômica no Eurogroup. Nós queremos aumentar nossa competitividade e ficar mais próximos dentro do Eurogroup, e também convidar outros países para participar – declarou Merkel a jornalistas.

Além da crise que atinge os países do Mercado Comum Europeu (MCE), as pressões inflacionárias também atingiram o maior patamar em 26 meses em dezembro, de acordo com um indicador que visa prever as tendências de preços, divulgado pelo Instituto de Pesquisa de Ciclos Econômicos. O índice subiu para 99,6 em dezembro, comparado a 99,0 em novembro.

Fortes pressões inflacionárias na Alemanha foram contrabalançadas em parte por um menor movimento na França, Itália e Espanha.

Na Ásia

Enquanto a Europa enfrenta sua pior crise em mais de um século, na Ásia os sinais de uma leve recuperação vêm do anúncio de uma elevação dos juros na Indonésia. O Banco Central daquele país elevou a taxa de juros em 0,25 ponto percentual nesta sexta-feira, para 6,75%, citando as crescentes pressões inflacionárias. O movimento surpreendeu muitos no mercado que previam manutenção no recorde de baixa anterior.

Oito de 15 economistas consultados pela agência inglesa de notícias Reuters previam estabilidade do juro, mesmo após a inflação acelerar ao pico em 21 meses de 7,02% em janeiro, mas todos os analistas concordavam com a alta, dizendo que já era tempo de o BC começar a conter as pressões de preços que estavam assustando investidores estrangeiros.

A elevação da taxa de juro foi a primeira em mais de dois anos.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: