ENFOCANDO NA INFO QUANDO ACONTECE

Por quê houve o Desabastecimento Abrupto do Japão, após 2

ou 3 dias dos Sismos?

Fonte:|administradores.com.br|

O Japão ficou refém de sua estrutura tecnológica, apoiada no “Just in Time”. E que este lhe propiciava uma razoável redução em seus custos industriais, os quais ofereciam margens para preços módicos em muitas mercadorias com grande valor tecnológico agregado.


Por Lewton Burity Verri*

O CONCEITO DE JUST IN TIME, DESENVOLVIDO NOS ANOS 1960, ATRAVÉS DE ENGENHEIROS DA TOYOTA, LEVOU O JAPÃO A MINIMIZAR ÁREAS DE ESTOCAGENS, EFETIVAR AUTOMAÇÃO DE PROCESSOS ULTRA RÁPIDOS E EFICIENTES E AGILIZAR A SUA LOGÍSTICA, A BAIXO CUSTO E EM TEMPOS HÁBEIS. UMA SUTIL OPÇÃO PELO “ESTOQUE ZERO” …

A FRUIÇÃO NORMAL DA ECONOMIA JAPONESA É MAIS PRECISA DO QUE O RELÓGIO MUNDIAL DE BERNA – SUÍÇA.

O SEU SISTEMA VIÁRIO EXCEPCIONAL PERMITE – POR RODOVIAS, FERROVIAS (E MARÍTIMO) – COM QUE TODA E QUALQUER MATÉRIA-PRIMA, MERCADORIA SEMI-ELABORADA, PRODUTOS E INSUMOS, CHEGUEM AO SEU DESTINO, NO LOCAL CERTO, NA HORA CERTA, NO INSTANTE DE UM NOVO CICLO DE PROCESSAMENTO E TRANSFORMAÇÃO DE MATERIAIS /ENERGIA.

O JAPÃO É FORMADO POR 4 GRANDES ILHAS E MAIS DE 300 PEQUENAS ILHAS. É 25 VEZES MENOR DO QUE O BRASIL. E TEM CERCA DE 320 JAPONESES POR KM2 (DENSIDADE POPULACIONAL), O BRASIL TEM 22 BRASILEIROS POR KM2. O JAPÃO NÃO TEM PETRÓLEO, NEM MINÉRIOS, NEM MATÉRIAS PRIMAS, NEM INSUMOS, NEM ÁGUA POTÁVEL, NEM CAMPO PARA GADOS (100 GR DE BIFE LÁ CUSTAM ATÉ US$ 20,00). POR ISSO CAÇAM BALEIAS E ATUNS – VIVEM DE PEIXE. SUA ENERGIA ELÉTRICA VEM DE UMA MATRIZ NUCLEAR – TÊM USINAS ATÔMICAS, PARA CARAMBA (A TOSHIBA É UMA FABRICANTE – VISITEI-A).

A ESTOCAGEM É UM “VALOR ECONÔMICO IMOBILIZADO”, E PRODUZ VÁRIAS PERDAS RELACIONADAS ÀS BALDIAÇÕES E ARMAZENAMENTOS – PERDA DE VALIDADE DOS MATERIAIS E PRODUTOS, E PERDA DE OUTRAS PROPRIEDADES … E, MAIS AS TAREFAS AGREGADAS DAS BALDIAÇÕES EM SI, ESTAS TAIS QUE RESULTARIAM NA INCLUSÃO DE “TEMPOS RETARDANTES” E CUSTOS DE TRANSFERÊNCIAS DE LUGARES.

OS JAPONESES ACREDITAVAM QUE, SEGUNDO O GOVERNO, O DESABASTECIMENTO OCORRERIA EM ATÉ 2 MESES, NO MÍNIMO. MAS, POUCO MAIS DE 3 DIAS JÁ FALTAVAM VÁRIOS RECURSOS DE SOBREVIVÊNCIA HUMANA, SOCIAL E ENERGÉTICA.

O JAPÃO FICOU REFÉM DE SUA ESTRUTURA TECNOLÓGICA, APOIADA NO “JUST IN TIME”. E QUE ESTE LHE PROPICIAVA UMA RAZOÁVEL REDUÇÃO EM SEUS CUSTOS INDUSTRIAIS, OS QUAIS OFERECIAM MARGENS PARA PREÇOS MÓDICOS EM MUITAS MERCADORIAS COM GRANDE VALOR TECNOLÓGICO AGREGADO.

O JAPÃO IMPORTA QUASE DE TUDO, COM UMA DENSIDADE DEMOGRÁFICA ACIMA DE 320 HABITANTES POR KM2, TEVE QUE DESENVOLVER UM AVANÇADO SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO NA SUA ECONOMIA, COM UMA LOGÍSTICA DE ALTA VELOCIDADE, RACIONALIZAÇÃO MODAL, NOS TRANSPORTES RURAIS E URBANOS, PARA DAR CONTA DE SUA CARACTERÍSTICA TERRITORIAL E DE OCUPAÇÃO HABITACIONAL.

EM 1991, QUANDO ESTUDAMOS NO JAPÃO FOMOS VISITAR ALGUNS “CONDOMÍNIOS E FÁBRICAS”. POR QUE OS JAPONESES SÃO TÃO EDUCADOS, HIGIÊNICOS E ASSEIADOS? PURA EDUCAÇÃO DE BASE. LÁ PROFESSOR GANHA QUASE COMO MINISTRO. OS APARTAMENTOS DOS MINISTROS SÃO DE ATÉ 65 M2 (NÃO HÁ ESPAÇO PARA TODOS). CARRO LÁ DO TIPO FUSION OU ÔMEGA NÃO PAGA IPVA E SIM IPTU – GARAGENS SÃO CARÍSSIMAS. É MELHOR TER BICICLETAS OU MOTOS – POR ISSO A KAWASAKI E A HONDA SÃO ÓTIMAS EM FABRICAR MOTOS.

CERCA DE 80% DAS TERRAS JAPONESAS É FORMAÇÃO VULCÂNICA E ROCHOSA. TÊM FURACÕES, TERREMOTOS E TSUNAMIS. TIVE VIVÊNCIA DE 1 TERREMOTO E 1 FURACÃO, NO PERÍODO DOS ESTUDOS …

A METADE DOS ROBOTS INDUSTRIAIS DO MUNDO ESTÁ NO JAPÃO E O DESEMPREGO LÁ ESTÁ LIMITADO AOS IDOSOS E AS CRIANÇAS. SEU PIB É MAIOR 4 VEZES DO QUE O DAQUI E SUA FORÇA ATIVA DE TRABALHO É 50% MENOR DO QUE A NOSSA … É A EDUCAÇÃO DE BASE – SÃO 8 VEZES MAIS ECONÔMICOS, PRODUTIVOS E TECNOLOGICAMENTE MAIS APREFEIÇOADOS EM QUALIDADE, EM TODAS AS SUAS ATIVIDADES – PÚBLICAS E PRIVADAS.

AS FAVELAS LÁ SÃO CONDOMÍNIOS BEM ORGANIZADOS E O PESSOAL QUE MORA NELAS GANHA CERCA DE 8 A 15 SALÁRIOS MÍNIMOS BRASILEIROS.

LÁ TUDO FUNCIONA BEM. NO “TREM BALA” FUI A 240 KM/H, SEM TREPIDAÇÃO – MINHA COCA-COLA NEM FAZIA ONDAS NO COPO, A METALURGIA DOS TRILHOS É FANTÁSTICA. ENTRE AS CIDADES HAVIA CAMPOS DE ARROZ, E EM TODOS OS TERRENOS BALDIOS – SEM MST.

CAMPONESES, RURAIS, URBANOS E COOPERATIVISMO SÃO A FORÇA AGRÍCOLA LÁ.

AGRICULTURA CONFINADA (LEMBRA, QUASE NÃO EXISTEM CAMPOS PARA PLANTIOS E NEM PARA PASTOS). TAPETES DE GRAMA GIRAVAM EM TORNO DE BAIAS, A BAIXA VELOCIDADE, PARA ALGUM GADO OU REBANHO CONFINADO SE ALIMENTAR. NO GIRO DOS TAPETES A GRAMA VOLTAVA A CRESCER E O GADO VOLTAVA A SE ALIMENTAR … COISA FINA DE ALTA TECNOLOGIA.

SE ALGUM EXTRATERRESTRE CHEGASSE, PARA SALVAR OS HUMANOS DE SUAS CATÁSTROFES. E NOS OFERECESSEM ESQUEMAS DE MONTAGENS DE NAVES DE FUGA E REGRAS DE PROPULSÃO, A ÚNICA CIVILIZAÇÃO QUE SAIRIA DO PLANETA SERIA A JAPONESA, TALVEZ DEPOIS A ALEMÃ, A AMERICANA E OUTRAS MAIS INTELECTUAIS … ELES SE SALVAM POR SI MESMOS.

NÓS BRASILEIROS MAL CONSEGUIRÍAMOS LER OS ESQUEMAS, PRODUZIR OS METAIS E AS PEÇAS. E AINDA TERÍAMOS SINDICALISTAS E PETISTAS DISCUTINDO SALÁRIOS, CARGOS, VERBAS E INFLUÊNCIAS. E SE FOSSEM OS MULÇUMANOS UNS ESTARIAM MATANDO OS OUTROS, PARA FAZER A SEGREGAÇÃO RACIAL E RELIGIOSA, ANTES DA PARTIDA. MAS, MATARIAM TODOS OS MAIS IMPORTANTES ANTES … E MORRERIAM COMO NÓS.

E, ASSIM, TENHO FÉ E ACREDITO QUE O JAPÃO IRÁ SE RECUPERAR BEM MAIS RÁPIDO DO QUE NÓS, JÁ QUE NÃO TEMOS TSUNAMIS, TERREMOTOS E FURACÕES, EMBORA TENHAMOS UMA GOVERNANÇA POLÍTICA PIOR DO QUE TEMPESTADE DE GAFANHOTOS OU PRAGAS DE FORMIGAS SAÚVAS …

E SE A LEI DE MURPHY FUNCIONAR COM O BRASIL, COMO FUNCIONOU NO JAPÃO, NESTA CATÁSTROFE COMPLEXA, É MELHOR NOS PREPARAR PARA MUDARMOS RADICALMENTE O MODO COMO NOSSO PAÍS É GOVERNADO … E ADMINISTRADO.

*ENGº LEWTON BURITY VERRI
CREA 74-1-01852-8 UFF – RJ
COPYRIGHT (C) 2011 – ENGº LEWTON BURITY VERRI

 


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: