ENFOCANDO NA INFO QUANDO ACONTECE

GUERRA NA LIBIA

Oposição líbia pede a EUA acesso a ativos congelados de

Gaddafi

Com Swissinfo

WASHINGTON (Reuters) – Um grupo de oposição da Líbia está pedindo aos Estados Unidos acesso imediato aos ativos congelados do líder Muammar Gaddafi, como forma de pagar pelas necessidades humanitárias presentes às regiões controladas por rebeldes no país africano.

Ali Aujali, que renunciou em fevereiro como embaixador da Líbia nos EUA e agora representa a mais importante organização rebelde do país, afirmou em carta ao secretário do Tesouro norte-americano, Timothy Geithner, que as condições humanitárias se deterioraram em regiões dominadas pelos rebeldes.

Os grupos de oposição tentam derrubar o líder da Líbia e estão enfrentando as forças pró-Gaddafi em uma guerra civil que começou em fevereiro, quando o chefe de Estado tentou impedir manifestações pró-democracia.

Na carta, datada de quinta-feira, Aujali afirmou que seu grupo, o conselho de transição nacional, “precisa de acesso imediato aos ativos congelados do regime de Gaddafi nas instituições financeiras dos EUA para satisfazer as necessidades básicas do povo líbio”.

Os EUA congelaram mais de 34 bilhões em ativos como parte das sanções contra Gaddafi e seus principais assessores.

O Departamento do Tesouro acrescentou na sexta-feira outras cinco autoridades – o primeiro-ministro da Líbia, o ministro das Finanças, o ministro do Petróleo, o diretor de segurança nacional e o chefe de gabinete de Gaddafi – e duas entidades controladas pelos filhos do chefe de Estado à lista de sanções.

Autoridades da administração Obama afirmaram que estão analisando se parte dos recursos congelados e outros instrumentos financeiros podem ser usados para ajudar os rebeldes.

(Reportagem de Tabassum Zakaria)

 

Reuters

 


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: