ENFOCANDO NA INFO QUANDO ACONTECE

CAPITAL DE RISCO

Capitalista bilionário norte-americano protesta contra agências

de risco

Do Correio do Brasil

Por Redação, com agências internacionais – de Omaha, EUA

Buffett

Ao contrário do que recomenda a Standard & Poor’s, uma das mais renomadas agências de classificação de risco dos EUA, o bilionário WarrenBuffett, mesmo não sendo um analista do mercado financeiro, ainda atribui uma classificação de “forte compra” para os Estados Unidos, país imerso na pior crise do sistema econômico desde a quebra das bolsas de valores, no início do século passado.

Dezenas de milhares de acionistas da Berkshire Hathaway, grupo empresarial controlado por Buffett, reunidos em Omaha, capital do Estado de Nebraska, no meio-oeste norte-americano, neste fim de semana para a reunião anual de acionistas do conglomerado receberam de Buffett uma mensagem inequívoca. Por mais que a economia, o déficit ou a divisão política nos EUA possam representar uma situação difícil, os Estados Unidos ainda são um lugar tão bom quanto sempre foi para se viver e trabalhar.

– Não vejo como alguém pode não enxergar este país com entusiasmo – disse Buffett aos acionistas da Berkshire.

Frequentemente apelidado de Oráculo de Omaha, Buffett é um dos homens mais ricos do mundo e comanda um grupo de empresas que engloba desde ferrovias até seguradoras e sorveterias. Seus comentários ecoam as declarações que Buffett fez em fevereiro em sua carta anual aos acionistas, mas suas palavras podem ainda encorajar investidores que possam estar olhando para o país com desconfiança, especialmente depois de a agência Standard & Poor’s ter colocado a classificação de crédito AAA dos EUA sob observação negativa.

Buffett disse ao Reuters Insider que a medida da S&P’s foi prematura, em vista do fato de que o governo dos EUA emite dívida apenas em dólares e poderá simplesmente imprimir mais dinheiro para saldar dívidas, se isso se tornar absolutamente necessário.

– Os Estados Unidos não vão deixar de pagar qualquer obrigação. Não temos um risco de crédito, acredite em mim – disse Buffett em entrevista após a reunião anual de acionistas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: