ENFOCANDO NA INFO QUANDO ACONTECE

EUA sancionam a venezuelana PDVSA por suas relações comerciais com o Irã

De Dialogo.com

AFP
A Petróleos da Venezuela (PDVSA) não poderá participar de qualquer contrato diretamente com o Governo norte-americano, nem ter acesso a programas de financiamento ou tecnologias dos Estados Unidos. (AFP Photo / Presidencia)A Petróleos da Venezuela (PDVSA) não poderá participar de qualquer contrato diretamente com o Governo norte-americano, nem ter acesso a programas de financiamento ou tecnologias dos Estados Unidos. (AFP Photo / Presidencia)

Os Estados Unidos anunciaram em 24 de maio a imposição de novas sanções contra “sete entidades estrangeiras”, incluindo a petrolífera estatal venezuelana PDVSA, pelas relações comerciais que mantém com o Irã.

A Petróleos da Venezuela (PDVSA) não poderá participar de qualquer contrato diretamente com o Governo norte-americano, nem ter acesso a programas de financiamento ou tecnologias dos Estados Unidos.

Ela poderá, no entanto, vender petróleo nos Estados Unidos, e vender refinados através de sua filial CITGO, presente em todo o país, explicou em entrevista à imprensa o subsecretário de Estado, James Steinberg.

Aproximadamente 10% das importações norte-americanas de petróleo provêm da Venezuela, seu quinto exportador mundial, com um milhão de barris diários, segundo dados oficiais.

Washington ainda impôs sanções contra outras 16 entidades estrangeiras, incluindo empresas chinesas e de outros países, devido às relações comerciais mantidas com Irã, Síria e Coreia do Norte, ligadas à produção de armas de destruição em massa e de mísseis.

As sanções se aplicam ao amparo de uma lei promulgada em 1996 em resposta ao controverso programa nuclear iraniano, cujo objetivo, para Washington, é a construção de uma arma atômica.

As medidas afetam a PDVSA, a PCCI (Jersey/Irã), a Real Oyster Group (Emirados Árabes Unidos), a Speedy Ship (Emirados Árabes Unidos /Irã), a Tanker Pacific (Cingapura), a Ofer Brothers Group (Israel) e a Associated Shipbroking (Mônaco).

“A ação de hoje coloca ainda mais pressão sobre o Irã para que cumpra com suas obrigações internacionais”, disse Steinberg.

A União Europeia reforçou, em 23 de maio, suas próprias sanções contra o Irã, acrescentando mais de 100 empresas a uma lista negra de companhias afetadas pelo congelamento de bens, em meio aos esforços para reativar as negociações internacionais para que Teerã possa manter seu programa nuclear.

Steinberg disse que os Estados Unidos impuseram sanções também contra 16 entidades e indivíduos estrangeiros, incluindo alguns da China, Belarus, Irã, Coreia do Norte, Síria e Venezuela, como parte de um esforço para deter a proliferação de armas de destruição em massa.

Ele acrescentou que as sanções foram impostas, “segundo o combinado, para (impedir) a proliferação de atividades de apoio às ADM (armas de destruição em massa) e aos programas de mísseis do Irã, Coreia do Norte e Síria.

No caso da PDVSA, as sanções eliminam qualquer acesso a contratos com o Governo norte-americano, financiamento para exportações ou importações dos Estados Unidos, e licenças para o controle de tecnologias” petrolíferas, explicou Steinberg.

“Essas sanções não impedirão a venda de petróleo da PDVSA aos Estados Unidos e a outros mercados, e não afetam as filiais”, acrescentou ele.

Em entrevista à imprensa por telefone, altas fontes do Governo norte-americano informaram em seguida aos jornalistas que a PDVSA havia pedido, no passado, acesso a licenças e financiamento para exportações e importações, embora não tenham detalhado o montante do impacto financeiro que tais medidas acarretarão.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: