ENFOCANDO NA INFO QUANDO ACONTECE

Moody’s ameça cortar rating da Itália

Actualmente, nota italiana está no terceiro melhor nível

 

A agência de notação financeira Moody`s admite baixar o ratingda dívida italiana, actualmente no nível «Aa2», devido aos riscos que se colocam ao crescimento da economia, aos mercados financeiros e à capacidade do governo para reduzir o défice.

A Moody`s anunciou ter colocado «sob vigilância com vista a uma eventual redução» a notação da dívida pública italiana de longo prazo, que hoje está classificada com a terceira melhor nota da escala, noticia a AFP.

Para a Moody`s, existem importantes «desafios para o crescimento económico, devido às fragilidades estruturais e a uma provável subida em alta das taxas de juro ao longo do tempo».

A agência tem ainda preocupações em relação aos «riscos face à realização de projectos de reequilíbrio orçamental necessários para reduzir o nível da dívida de Itália e manter o custo do seu financiamento em níveis razoáveis».

Antecipa ainda que «a adopção de novas políticas orçamentais de rigor poderão revelar-se difíceis no curto prazo, uma vez que o apoio eleitoral do governo está em vias de enfraquecer».

A agência de notação financeira prevê ainda «uma evolução [desfavorável] das condições de financiamento para os Estados europeus com altos níveis de endividamento», uma alusão à crise noutros países da Zona Euro. 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: