ENFOCANDO NA INFO QUANDO ACONTECE

Esquerda da França quer Strauss-Kahn de volta à

política

Com Swissinfo

PARIS (Reuters) – Uma pesquisa divulgada neste domingo mostrou que 60 por cento dos eleitores de esquerda da França querem que o ex-diretor-gerente do Fundo Monetário Internacional Dominique Strauss-Kahn retorne à política francesa.

Entre o público em geral, 49 por cento dos entrevistados querem ver a volta de Strauss-Kahn à cena política da França depois que o caso em que ele foi acusado de ataque sexual nos Estados Unidos sofreu uma reviravolta e pode entrar em colapso.

Enquanto isso, 45 por cento dos eleitores ouvidos disseram ser contra o retorno de Strauss-Kahn à política, segundo pesquisa da Harris Interactive com 1.000 franceses com 18 anos ou mais.

A pesquisa, publicada pelo jornal Le Parisien, foi feita depois que Strauss-Kahn foi solto de prisão domiciliar na sexta-feira em meio a dúvidas sobre a credibilidade de sua acusadora.

Antes de sua prisão em 14 de maio sob acusações de ter atacado sexualmente uma camareira de hotel em Nova York, Strauss-Kahn era tido como rival do presidente francês, Nicolas Sarkozy, nas eleições de 2012.

Apesar da pesquisa mostrar o interesse dos eleitores de esquerda no retorno dele à política, eles se mostram menos certos sobre se Strauss-Kahn deveria tomar parte da corrida eleitoral de 2012.

Apenas 51 por cento dos eleitores de esquerda da França querem que o Partido Socialista adie o prazo de 13 de julho para registro de candidaturas.

A próxima audiência de Strauss-Kahn em um tribunal de Nova York está marcada para 18 de julho. Os simpatizantes dele afirmam que ele deveria ter o direito de disputar a presidência da França. Se o sistema de justiça dos EUA limpar o nome de Strauss-Kahn, ele ainda poderá tentar disputar o cargo, já que os candidatos têm até meados de março para se inscreverem para a eleição de 22 de abril.

Mas analistas afirmam que a enorme cobertura da imprensa sobre seu estilo de vida luxuoso prejudicaram sua imagem, o que tornaria improvável uma disputa por 2012.

Reuters

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: